Andrades Family Portal

Family  News,  Photos,  Videos  &  History

Família antiga, originária da Galícia Espanhola, cujo solar, a Vila dos Andrade fica entre Puente Deume, Farol e Vilalba. Por vontade dos Reis Católicos e em especial o Rei Dom Henrique II , fez de Dom Fernão Peres de Andrade o 1º Conde de Vilalba, senhor de muitas terras em Portugal e na Ilha da Madeira,   o Brasão de Armas lhe foi concedido em 28-11-1.485

 

Clique

fotos

para

ampliar

 

 

 

               Árvore genealógica dos Andrades

 Elaborada por Marcelo Henrique Meyer Andrade e Ricardo Henrique Andrade

A redação deste texto introdutório foi feita por Ricardo Andrade, com base em documentos, informações e memórias que afloraram à sua mente. - Revisado em Fevereiro de 2001

O mais antigo ancestral da família, identificado através de documentação, foi o Dr. Antônio Januário Lopes Andrade, que era casado com Francisca de Paula Ramos Andrade. Entre outros, teve um filho de nome Henrique Andrade.

Henrique Andrade nasceu no dia 23 de Março de 1856 na cidade de Silveiras no Estado de São Paulo. Foi batizado no dia 28 de Maio de 1856 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Silveiras.

Henrique Andrade era funcionário publico exercendo a função de solicitador, ou seja, auxiliar de advogado.

Casou em primeiras núpcias no dia 26 de Maio de 1883 na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, com Amélia Belém Rebouças, viúva de Braz Rebouças Lemes. Amélia veio a falecer em data desconhecida. Deste primeiro casamento não houve filhos.

Henrique Andrade casou em segundas núpcias no dia 25 de Julho de 1891 na capital de São Paulo com Dna. Maria da Conceição Maia, que passou a assinar Maria Maia de Andrade.

Henrique Andrade faleceu em São Paulo aos 63 anos de idade, no dia três de Junho de1919.

Maria Maia de Andrade nasceu no dia 13 de Julho de 1873 na cidade de Bragança Paulista no Estado de São Paulo. Seu apelido era “Dona Mariquinhas”, era filha de Inocêncio Augusto da Silveira Maia e de Dna. Thereza Fernandina Maia. Maria Maia era uma eximia cozinheira e tricoteira, tendo inclusive publicado um livro sob o título: “O Meu Livro de Tricot”.

Maria Maia faleceu em São Paulo aos 78 anos de idade, no dia nove de Fevereiro de 1952.

Henrique Andrade e Maria Maia Andrade tiveram dois filhos: Henrique Andrade Filho e Paulo Andrade.

Henrique Andrade Filho, nasceu em São Paulo no dia 18 de Fevereiro de 1893. Como tinha o mesmo nome que o pai foi apelidado de “Pinda”. Formou-se em Engenharia em 1918 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na especialidade de Engenharia Elétrica. Neste mesmo ano foi convidado pelo então presidente da Light, Dr. Edgar de Souza, que havia sido seu professor na escola Politécnica, para ir trabalhar na Light onde permaneceu por mais de 40 anos, até se aposentar. Na Light chegou a um dos mais altos postos da organização onde tinha jurisdição sobre todo o sistema de geração e distribuição de energia elétrica. De 1938 a 1952 fez diversas viagens de trabalho e estudo aos Estados Unidos, Canadá e Europa. Durante sua vida publicou vários trabalhos técnicos. Falava inglês e francês e tinha bons conhecimentos de Grego e Latim. Possuía uma grande cultura geral e  sempre tinha uma resposta para as perguntas que surgissem.

Mesmo depois de aposentado, continuou a trabalhar como consultor técnico da Uselpa, outra companhia de geração e distribuição de energia elétrica. Foi o autor e executor do primeiro projeto de iluminação da raia de corridas do Jockey Clube de São Paulo. Foi por varias vezes, nomeado perito técnico em processos judiciais. Era um incansável trabalhador, faleceu num domingo e na quarta feira que antecedeu seu óbito ainda terminou um trabalho para a Uselpa.

Henrique Andrade Filho casou no dia 27 de Setembro de 1921 com Nair Bittencourt Camargo que passou a assinar Nair de Camargo Andrade. Henrique Andrade Filho faleceu em São Paulo, aos 70 anos de idade no dia 13 de Outubro de 1963.

Nair de Camargo Andrade nasceu em São Paulo no dia 27 de Setembro de 1900. Ficou órfã de mãe quando tinha cinco anos de idade e de pai um ano depois. Ficou aos cuidados da sua avó materna Maria Athayde Bittencourt que dela cuidou até se casar. Foi educada em um colégio interno de freiras na cidade de Itu onde permaneceu até terminar seus estudos.

 Aos 21 anos de idade, casou com Henrique. Era na juventude considerada um tipo raro de beleza (pele muito clara, cabelos negros e olhos verdes). Nair faleceu aos 75 anos de idade, no dia 3 de Abril de 1976.

Henrique e Nair tiveram três filhos: Carlos Henrique, Maria Lúcia e Ricardo Henrique.

Paulo Andrade, nasceu em 10 de Novembro de1895. , Formou-se Químico e durante muitos anos foi o responsável técnico pelos produtos fabricados pelo Laboratório Andrômaco. Foi membro efetivo da comissão do Ministério da Saúde responsável pela aprovação e registro dos medicamentos usados no Brasil. Era um aficionado da pesca. Casou-se em 1922 com Ângela Tomezine (Angelina) que passou a se chamar Ângela Tomezine Andrade, de quem separou-se alguns anos depois. Angelina nasceu no dia 14 de Abril de 1902 e era filha de Ângelo Tomezine e Gracia Tomezine. Faleceu aos 72 anos de idade no dia 22 de Novembro de 1974.

Paulo faleceu aos 65 anos no dia 22 de Janeiro de 1961

Paulo e Angelina tiveram um filho de nome Paulo Alcides

Notas:

Solicitador - Auxiliar de advogado, habilitado por lei para requerer em juízo ou promover o andamento das ações, com diversas restrições legais.

Light - Abreviação de “The San Paulo Tramway Light and Power Company Limited”, companhia canadense que durante muitos anos foi a concessionária, em São Paulo, dos serviços públicos de geração e distribuição de energia elétrica e do transporte coletivo da população em “bondes”, ou seja, veículos de tração elétrica que se moviam sobre trilhos.